Atividades Extraclasse

img

Atividades Extraclasse

As Atividades Extraclasse opcionais são realizadas no turno vespertino, em horários alternativos, e contribuem para o desenvolvimento pleno do aluno através de ações práticas com a ampliação de possibilidades de amizade e companheirismo em seu processo de socialização. São diversas modalidades esportivas e cursos oferecidos, que se baseiam na prática de princípios humanistas na formação dos seus alunos, utilizando, para isso, recursos metodológicos atualizados.

O Basquetebol é um esporte completo. Essa afirmação leva em conta os efeitos que ele traz a quem o pratica. São benefícios de ordem física, motora, cognitiva, sensorial, de comportamento e, ao mesmo tempo, de utilização do tempo livre com uma atividade saudável. Corridas em diferentes intensidades e direções, saltos, dribles, manejo da bola e

do corpo, são os principais fundamentos que norteiam essa modalidade esportiva, levando o aluno praticante a notar em si melhora considerável no conjunto de articulações, além da sua tonificação muscular e capacidade cardiorespiratória, em geral. Com movimentação constante e precisa, o aluno desenvolve a percepção espaço temporal, acuidade visual e coordenação motora.

 

Aulas com duração de 50min (cinquenta minutos), 02 (duas) vezes por semana.

 

Uniforme: meias e tênis confortáveis ou específicos da modalidade; camisa do esporte e bermuda de Educação Física padrão da escola.

O Futsal é um esporte genuinamente brasileiro e que não impõe o biótipo requerido em certas modalidades, dando oportunidades a todos, caracterizando-se por ser democrático e participativo.

Por ser um esporte coletivo, favorece a formação de um grupo e esse grupo estabelece regras e as cumpre, convivendo num ambiente de respeito, dignidade, amizade, cordialidade e solidariedade. Além do aprimoramento técnico, o Futsal facilita a aquisição de habilidades, desenvolve capacidades, ampliando a atuação do aluno no mundo,  ajudando-o a interagir socialmente. O espírito de iniciativa e cooperação, assim como o respeito às individualidades e diferenças contribuem para a formação, não só do atleta, mas, sobretudo, de um cidadão atuante.

 

Aulas com duração de 50min (cinquenta minutos), 02 (duas) vezes por semana.

 

Uniforme: meias e tênis confortáveis ou específicos da modalidade; camisa e bermuda da Educação Física padrão da escola. Não é permitido o uso de chuteira de birro profissional.

A Ginástica Rítmica é uma atividade desportiva de infinitas possibilidades de movimentos corporais, realizados fluentemente, em harmonia com a música e coordenados com o manejo dos aparelhos próprios desta modalidade olímpica: o arco, a bola, as maças, a corda e a fita. A prática da Ginástica Rítmica desenvolve o corpo em sua totalidade. É fundamentada no aprimoramento dos movimentos naturais do ser humano, no aperfeiçoamento de suas capacidades psicomotoras, no desenvolvimento das qualidades físicas básicas e do ritmo, podendo, também, ser considerada como uma forma de trabalho físico, artístico e expressivo.

Aulas com duração de 50min (cinquenta minutos), 02 (duas) vezes por semana.

Uniforme: FEMININO – para apresentações e competições, é utilizado um collant colorido com lantejoulas e saia curta, ambos de malha. Para as aulas, um conjunto de malha com short e top Lycra (padrão do Colégio). MASCULINO – para as aulas, short preto de suplex.

O Karatê-Dô Tradicional é uma arte marcial que tem sua origem no Japão e, nas últimas décadas, vem se difundindo cada vez mais, buscando sempre a modernização, com a finalidade de proporcionar a toda e qualquer pessoa a sua prática, independente de sexo, idade, peso ou altura. Essa modalidade busca beneficiar o aluno em várias vertentes da cultura corporal, como: aumentar a autoestima, estimular a disciplina, desenvolver a consciência corporal, criar um senso de respeito ao próximo, evitar o sedentarismo, possibilitar o conhecimento de novas culturas, além do seu caráter socializador.

 

Aulas com duração de 50min (cinquenta minutos), 02 (duas) vezes por semana.

 

Uniforme: Kimono branco e faixa específica para Karatê.

O Voleibol é um esporte dinâmico, onde a concentração é fundamental. É técnico, mas depende de vontade e determinação. Com tantas particularidades e dualidades, desperta o(a) aluno(a) por ser imprevisível, elástico e de uma ondulação de firmeza e sutileza, assim como são as variações necessárias em nossas vidas. No Colégio São Paulo, o Voleibol tem como objetivo, além do aprimoramento técnico, a formação de pessoas mais equilibradas, seguras e determinadas, que através da interação de vivências, limites e desafios, possam liberar a expressividade, gerar uma troca de experiências e ampliar o convívio em grupo.

 

Aulas com duração de 50min (cinquenta minutos), 02 (duas) vezes por semana.

 

Uniforme: meias e tênis confortáveis ou específicos da modalidade; camisa e bermuda de Educação Física padrão da escola, sendo recomendado o uso de joelheiras acolchoadas para uma melhor proteção.

Cada aluno pode ser o que sonhar, usar a criatividade, se exercitar, se conhecer e desenvolver múltiplas funções: músicos, artistas plásticos, arquitetos, matemáticos, físicos, cineastas. Estar no palco é se desenvolver permanentemente, sendo ainda mais especial na infância, uma fase mágica onde personagens diversos viajam em sua imaginação. O trabalho em grupo permite que o aluno esteja sempre crescendo ao ter acesso às várias etapas do processo criativo, preparando-se para a interpretação. Vários exercícios são apresentados e os alunos são estimulados a adquirir melhor domínio dos seus sentidos e do próprio corpo. Exercícios de aquecimento e relaxamento integram os alunos e permitem que eles se percebam e se conectem mais com o trabalho em grupo. As aulas de Teatro buscam promover a preservação e ampliação das manifestações culturais nos estudantes, estimulando uma participação mais efetiva nos planos conceptivos, além de desenvolver uma visão crítica de sua cultura. Dessa forma, os alunos poderão reconhecer a importância da linguagem teatral para implantação de sua formação integral, possibilitando que eles socializem valores como: respeito à diversidade, identidade cultural, além de manipular os diversos elementos de expressão que competem à linguagem teatral.

Uniforme: farda escolar.

O curso de Tecnologia Digital, oferecido para alunos do 1º ao 7º ano do EF, no turno vespertino, proporciona o desenvolvimento de competências digitais que contribuirão para o desempenho e enriquecimento de uma formação profissional, além de serem fundamentais em diferentes estágios da vida do estudante. Vale ressaltar, o estímulo às habilidades imprescindíveis no século XXI, a exemplo do empreendedorismo, raciocínio lógico, criatividade, pensamento

crítico, capacidade de resolver problemas, capacidade comunicativa e trabalho em equipe, entre outros aspectos.

 

Os alunos do 1° ao 5º ano do EF que desejarem, poderão participar do curso de PROGRAMAÇÃO DE GAMES E PROJETOS NO MINECRAFT EDU E NO ROBLOX, no qual serão trabalhadas habilidades e conhecimentos para criar e desenvolver games e projetos, mediante Game Design, com o intuito de aprenderem programação em todas as etapas inerentes à produção de jogos digitais 3D. As plataformas utilizadas no Curso serão o Minecraft Education e o Roblox Studio. No curso oferecido para o 6º e 7º anos do EF, denominado GAMES E APLICATIVOS – PROGRAMAÇÃO E DESIGN, serão abordados, durante o primeiro semestre, conceitos e técnicas de Games Design e Coding, passando desde a criação de concept arts à implementação de animações no próprio game. No segundo semestre, os alunos irão aprender a programar e a desenvolver aplicativos para dispositivos móveis, passando por todas as etapas, desde a idealização

à implementação, design de uma interface intuitiva e programação de seu funcionamento através da linguagem de blocos.

Assim, os alunos vivenciarão uma experiência 100% on-line, com computadores individuais e com uma metodologia de ensino baseada no conceito global – STEAM – Science, Technology, Engineering, Arts and Math.

 

O curso tem carga horária de 02h-a (duas horas-aula), uma vez por semana.

Esses cursos serão ministrados por uma empresa especializada, bastante

conceituada, em parceria com o Colégio.

O Clube de Robótica tem por objetivo promover e divulgar o convívio consciente com a tecnologia, junto aos diversos setores da sociedade. Auxiliar na formação do caráter e da personalidade como cidadão e desenvolver as qualidades morais e éticas do indivíduo. Lidar com conhecimentos que os capacitem a pensar, projetar e executar projetos de inovação, robótica e de tecnologia, desenvolvendo habilidades intelectuais, emocionais e psicológicas para melhores condições de trabalho em equipe, superando prazos curtos e outros desafios.

 

Tem carga horária de 2h-a (duas horas-aula), uma vez na semana.