CSP Amigo

Notícias

Agende
uma visita!

Agende agora uma visita ao colégio São Paulo!

Agendar visita

Como o alongamento e atividades físicas contribuem para um melhor rendimento dos estudos do seu filho em home office?

Por Colégio São Paulo - 23/11/2021 12h08
Fundamental IFundamental IIMédioTurno Complementar

 A pandemia do novo Coronavírus mudou de forma drástica a rotina, os hábitos e as relações, transformando profundamente a sociedade. São tempos inéditos, com constantes adaptações e descobertas de como se adequar à nova realidade. Uma área que sofreu um enorme impacto foi a educação. No entanto, com a tecnologia como uma grande aliada, as salas de aulas tornaram-se salas virtuais e o formato de ensino teve que ser repensado.

Nesse sentido, a escola, os pais e os professores atuam em conjunto para garantir a melhor qualidade de ensino possível para as crianças e adolescentes. Uma preocupação constante é em relação ao bem-estar e a saúde física e mental dos jovens, visto que a modalidade remota tem acarretado alguns problemas decorrentes da ansiedade, do sedentarismo ou da má postura durante um longo período de uso dos equipamentos eletrônicos.

O primeiro passo para oferecer uma melhora é explicar, de forma enfática, como a prática de atividades físicas são essenciais para uma vida saudável e equilibrada. Nessa perspectiva, durante as aulas de Educação Física, através de pesquisas e reflexões, promove-se a compreensão dos aspectos históricos, culturais, emocionais e fisiológicos sobre os benefícios dos exercícios, por exemplo. Com efeito, a prática de atividade física torna-se significativa e regular quando existe uma compreensão das melhorias que ela promove.

Depois, é a hora de sair da inércia e adotar o incentivo aos exercícios físicos. O tipo de modalidade escolhida pelas crianças e adolescentes não vem em questão, o importante é se mexer. Não é necessário fazer tarefas mirabolantes, praticar atividades simples, como passear com o cachorro, subir e descer escadas ou até mesmo realizar os challenges de das coreografias no TikTok, já são um caminho contra o sedentarismo.

O simples alongamento, quando realizado diariamente, inclusive durante o intervalo das aulas, evidencia um proveito significativo para o corpo: melhora a postura, aumenta a flexibilidade, promove o alívio da dor, como também previne problemas osteomusculares. Além do alongamento, atividades neuromotoras colaboram de maneira direta para o desenvolvimento físico e mental, sendo capazes de desenvolver, além de inteligência racional, o equilíbrio emocional.

Vale destacar que, atividades físicas com duração de 20 a 40 minutos são fundamentais para a melhora da saúde mental e da qualidade de vida das pessoas. O ato de se movimentar estimula as sinapses cerebrais e criam estados mentais poderosos, ajudando na concentração e fixação de conteúdos, desenvolvendo melhor o raciocínio lógico e a memória, e controlando o humor, proporcionando maior foco na realização de atividades acadêmicas e tarefas diárias.

Cientificamente falando, a maior agilidade no aprendizado ocorre por conta do aumento da produção de uma proteína chamada BDNF – sigla para Brain Derived Neurotrophic Factor, traduzida como fator neurotrófico derivado do cérebro. O foco e a concentração se fortalecem graças ao aumento do número de receptores de dopamina e a liberação de hormônios como serotonina, epinefrina e endorfina, que ajudam a reduzir o estresse e a ansiedade.

Outros benefícios advindos da realização das atividades, são: melhora na circulação sanguínea, fortificação dos ossos e articulações, aumento da resistência muscular, flexibilidade maior nos tendões e ligamentos, fortalecimento do sistema imunológico, diminuição do risco de doenças cardiovasculares e melhora na qualidade do sono. São tantas as vantagens concedidas pela prática das atividades físicas que é impossível não as incentivar!

Dessa forma, constata-se a importância da prática regular de atividades, como alongamento e exercícios físicos, para a promoção da saúde física e mental, assim como a sensação de bem-estar das crianças e dos adolescentes em idade escolar. É fundamental manter a regularidade desses hábitos, como também associá-los a uma alimentação saudável e equilibrada e a um sono reparador. Juntos, formam os três pilares de uma vida mais saudável e bem vivida.