“O que nós fazemos faz o mundo melhor”, o lema do Colégio São Paulo revela a potência da educação na vida dos estudantes. A instituição sabe que para ter um ensino transformador precisa oferecer as melhores ferramentas de aprendizado, ter uma infraestrutura modelo e dispor de uma equipe pedagógica com vasta experiência.
São mais de 45 anos de história, destacando-se pela formação dada aos seus educandos, sendo referência de ensino, experiência e inovação. Como resultado, forma indivíduos preparados para a vida acadêmica e profissional, consequência de todo o ensino oferecido, mas, principalmente, por incentivar os seus alunos a colocarem em prática o que aprenderam ao longo dos anos, incorporando esses conhecimentos em suas vivências.
Visão
Ser uma instituição educacional que atue desde o Ensino Fundamental até o Ensino Médio, com estrutura de caráter permanente de formação multidisciplinar, sendo reconhecida como Instituição de excelência no âmbito educacional, que visa à formação continuada de comunidades de conhecimento, investigação e pesquisa, com autonomia na construção de novos saberes.
Missão
Promover educação integral que favoreça a formação plena de sujeitos autônomos na construção do conhecimento, em sintonia com as exigências sociais, políticas, científicas, tecnológicas e a realidade do mercado de trabalho globalizado, capazes de intervir com o mundo e as pessoas de forma crítica, consciente e responsável.
Projeto político pedagógico
O Colégio São Paulo carrega a grande responsabilidade de educar seus estudantes para a vida, preparando-os para os desafios dentro e fora dos muros escolares. O amor, a solidariedade, a autonomia e o respeito são os princípios éticos e norteadores que estruturam o projeto pedagógico da instituição. A partir deles são definidos o plano de ação escolar, as diretrizes pedagógicas, os modelos de gestão e a organização curricular.
Com base nesses princípios, em consonância com a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) e a Base Curricular Nacional Comum (BNCC), o Colégio São Paulo privilegia os valores que fundamentam a educação, atuando nos aspectos socioafetivos, cognitivos e psicomotores. Sendo estruturadas em 4 dimensões:
Ser
Capacidade do sujeito afirmar-se no mundo como ser consciente, autônomo e único, em seus aspectos: físico, emocional, mental e espiritual
Saber
Capacidade de construir conhecimentos sobre o mundo, face às múltiplas possibilidades atuais.
Fazer
Pressupõe o desenvolvimento de competências para enfrentar situações diversas e vivenciar o mundo produtivo.
Interagir
Pressupõe a consciência da importância de compreender a si e ao outro, como dimensões imprescindíveis à vida em sociedade.
Protagonismo no processo de ensino
A forma de fazer educação está mudando, cada vez mais percebe-se a necessidade de aproximar o estudante das propostas de ensino, dispondo de um processo educativo que dialogue com a sua realidade, deixando-o confortável e com mais vontade de aprender. A metodologia adotada pelo Colégio São Paulo reconhece que cada educando tem sua própria bagagem, construída desde os seus primeiros anos de vida.
Quando chegam na instituição, os alunos já possuem seus conhecimentos, suas experiências, crenças, personalidades e visões de mundo, e através da aprendizagem sistematizada e dos novos conhecimentos oferecidos pelo colégio, desenvolvem ainda mais suas características, predileções e saberes. Para que esse desenvolvimento ocorra, os jovens não podem se distanciar do ensino, apenas recebendo os conteúdos de maneira passiva, eles precisam fazer parte da transformação.
Por isso, desde o 1º ano do Ensino Fundamental até o 3º Ano do Ensino Médio, os alunos do Colégio São Paulo são incentivados a serem protagonistas do seu próprio processo de ensino e impulsionados a ampliar as suas competências. São realizados exercícios que incentivam a reflexão e compartilhamento das ideias e emoções, direcionados em problemas reais e em situações do cotidiano, mostrando que a forma de aprender extrapola as salas de aulas.
Ao impulsionar esse protagonismo, as crianças e adolescentes:
Infraestrutura
Estudar em um ambiente bem estruturado, com materiais de qualidade e equipamentos modernos aumenta o desempenho dos alunos. O Colégio São Paulo investe no aprimoramento dos recursos humanos e em um espaço agradável e adequado para desenvolver as atividades pedagógicas, socializar os estudantes, estimular as diferentes formas de aprender e desenvolver ainda mais as habilidades e competências das crianças e adolescentes.
Para construir uma sólida base de conhecimento, estimular o prazer em aprender e dar motivação aos estudantes para frequentar a escola, o Colégio São Paulo oferece:
Professores de excelência
Uma das forças motrizes da educação são os professores. Uma escola de excelência, como o Colégio São Paulo, compreende o tamanho da importância do docente no processo de ensino e do impacto que causa nos estudantes, afinal, eles transmitem aprendizados para toda a vida. Por isso, todos os educadores da instituição são profissionais altamente qualificados, com larga e comprovada experiência na área da educação.
Durante as aulas, o professor atua como mediador do conhecimento, além de transmitir os conteúdos e auxiliar no processo de aprendizado, propõem situações desafiadoras de aprendizagem e de trocas constantes, incentivando o estudante a pensar, buscar as suas próprias conquistas e encontrar o prazer em aprender. Com os recursos tecnológicos como suporte educativo, a prática de ensino torna-se dinâmica e prazerosa.
Em conjunto com os professores, existe uma equipe educacional organizada em departamentos. Juntos, estudam e debatem as melhores abordagens pedagógicas e atualizam-se em relação aos novos conceitos e princípios da educação. Todos os profissionais participam do processo de formação continuada, das coordenações pedagógicas, das reuniões de departamento, de cursos, seminários, o que ajuda muito no processo educativo.
Estrutura curricular
No Colégio São Paulo, o calendário escolar é organizado em unidades trimestrais. O motivo para essa escolha é a necessidade da ampliação do tempo de interação do estudante com os conteúdos e assuntos previstos para cada ciclo. Os resultados são maiores oportunidades de construção de competências, habilidades e a possibilidade de haver outros processos de avaliação além das provas, como seminários, debates e trabalhos em grupos.
A estrutura de todos os currículos, seja do Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II ou Ensino Médio, tem como referência a Base Nacional Curricular Comum, adaptadas da melhor maneira para se ajustar e convergir com a realidade dos estudantes, com proposta de ensino que dialoguem com suas vivências e estilo de vida. Um dos diferenciais em sua estrutura é a inserção de novas práticas escolares, incluindo um ensino mais tecnológico.
O Ensino Fundamental I é uma etapa basilar na vida das crianças, é quando elas começam a aprender os conceitos educacionais e estão desenvolvendo de forma intensa as suas habilidades enquanto sujeitos pensantes de uma sociedade moderna. Através dos momentos escolares, os educandos constroem as competências necessárias para interagir com o mundo de forma significativa, valorizando aspectos socioculturais e dando importância para as interações sociais.
Todos os projetos realizados são baseados em situações cotidianas e as aulas são interativas, interdisciplinares e lúdicas para tornarem-se mais atrativas aos alunos. É muito recorrente o uso de tecnologias digitais, jogos, filmes, músicas para expandir as formas de aprender, prezando pela formação coletiva e individual de cada indivíduo.
O Ensino Fundamental II marca uma etapa de transição, a saída da infância para a pré-adolescência e adolescência, é o momento em que os jovens estão passando por transformações biológicas, sociais e comportamentais, estão se descobrindo e explorando mais o mundo. Nessa fase, o estudante ganha mais autonomia nos estudos e passa a ter aulas com um professor para cada disciplina, favorecendo o senso de compromisso e organização.
Os conteúdos são vistos com um olhar mais crítico, pautando-se em problemas científicos e questões humanas e sociais. Os professores têm o cuidado em como tratar as informações, transmitindo ideias e reflexões sobre os conteúdos e mostrando as implicações do que está sendo visto e trazendo novos significados para o aprendizado. A linguagem e dinâmicas das aulas baseiam-se em diferentes formas de aprender e na utilização das tecnologias, despertando o interesse dos educandos.
O Ensino Médio representa a última etapa do ciclo da educação básica do Brasil, seu objetivo principal é aprimorar, de forma muito mais específica, os conhecimentos adquiridos durante o Ensino Fundamental I e II. O ensino conta com uma quantidade maior de avaliações, visando o direcionamento para o ENEM e outros vestibulares, com muitas discussões em relação aos projetos de vida, a carreira universitária e profissional.
Em um momento de tantas descobertas, decisões e crescimento pessoal, os alunos têm todo o apoio dos profissionais da escola, que auxiliam em suas escolhas e o tranquilizam em relação ao futuro. A carga horária das aulas é diferenciada, os cadernos são atualizados com abordagens modernas e as matérias são sintonizadas com os referenciais que norteiam as avaliações para o acesso ao ensino superior, oferecendo ao estudante a condição de realizar todas as suas conquistas.
Programa de prática de esportes
A prática de esportes traz inúmeros benefícios para a vida dos jovens, promove uma melhora significativa na qualidade de vida, na saúde e no bem-estar, combate o sedentarismo, melhora a capacidade cognitiva e de concentração, desenvolve o espírito de equipe, ensina a ter maior disciplina e respeito, ajuda na socialização e aprimora as habilidades socioemocionais.
O Colégio São Paulo, além de oferecer as aulas de Educação Física na grade curricular – com um ensino prático, através de atividades e experiências esportivas, e teórico em que se promove pesquisas e reflexões de aspectos históricos, culturais, emocionais e fisiológicos sobre os benefícios dos exercícios – também dispõe de um programa de esportes extraclasse.
Essas atividades esportivas são realizadas no turno vespertino, em horários alternativos e baseiam-se na prática de princípios humanistas na formação das crianças e adolescentes. Os estudantes podem optar por praticar:
A educação é um dos legados mais importantes que os pais deixam para seus filhos. É essencial as crianças e adolescentes terem uma formação em uma escola de referência. O Colégio São Paulo possui toda a estrutura para melhor recepcionar os alunos e garantir um ensino de excelência, transformando as suas vidas e o mundo em um lugar melhor.