A educação é um dos pilares da sociedade, evidenciando a relevância da instituição escolar no desenvolvimento das crianças e adolescentes. Oferecer a melhor qualidade de ensino para os estudantes requer muita dedicação e responsabilidade, afinal, é através da escola que se promove a aquisição do conhecimento, seja pelas disciplinas, por meio das propostas de ensino, dos projetos pedagógicos e outras atividades que enriquecem e estimulam a construção do saber.
O Colégio São Paulo compreende a importância do seu papel e o impacto positivo que causa na vida de todos os seus alunos. Desde a sua fundação, além do cuidado com o projeto pedagógico, foi construído como um espaço de educação em que se torna possível fazer valer as dimensões humanas da ética e da cidadania. Preocupando-se, principalmente, em enxergar cada indivíduo como uma pessoa humana em toda a sua complexidade.
Construção de valores
Para a formação de ter uma sociedade mais justa e igualitária, é necessário criar sujeitos autônomos na construção do conhecimento e capazes de intervir com o mundo e as pessoas de forma crítica, consciente e responsável. O núcleo familiar já desempenha um papel fundamental nessa tarefa já que, desde muito pequenas, as crianças têm contato com diversos valores éticos e morais em suas vidas. Quando ingressam no colégio, existe um reforço desses saberes, como também novas experiências são construídas.
Os princípios norteadores que estruturam o projeto pedagógico do CSP são o amor, a solidariedade, a autonomia e o respeito. Tais princípios intensificam a necessidade de se investir em um processo de formação que busque o desenvolvimento integral do ser, seja ele o professor, o aluno, o técnico ou o funcionário, na rica constelação das dimensões que o compõem. Com efeito, a intenção é fortalecer o potencial de cada um e formar cidadãos íntegros, prontos para contribuírem na construção de um mundo melhor.
Formação humanista
O colégio São Paulo, desde o 1º ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio, baseia-se em uma educação humanista. A ideia é repensar o ser humano numa perspectiva de totalidade e redefinir valores fundamentais que proporcione uma melhora em sua qualidade de vida, auxiliando no crescimento pessoal e no desenvolvimento do educando em suas dimensões físicas, emocionais, intelectuais, interpessoais, espirituais e históricas.
Um dos princípios básicos desse modelo de ensino é colocar os estudantes como protagonistas da sua própria ação educativa. Dessa forma, há uma aproximação com o que está sendo estudado, já que os conteúdos não são transmitidos de maneira passiva, como também ocorre um maior comprometimento com todo o processo de ensino-aprendizagem, pois compreende-se a importância da aquisição do conhecimento.
São realizadas aulas, atividades e exercícios que incentivam a reflexão e compartilhamento das ideias e emoções, com o direcionamento em problemas reais e em situações do cotidiano, mostrando que o aprendizado extrapola as salas de aulas e orientam para a vida. Assim, os alunos têm a possibilidade de um mundo amplo de oportunidades, com um direcionamento para o universo acadêmico e profissional, como também para o seu projeto de vida.
Estrutura para atender da melhor maneira os estudantes
A escola é o espaço no qual os alunos passam boa parte dos seus dias, nela convivem com pessoas diferentes, constroem amizades, lidam com inúmeros sentimentos e emoções, adquirem maiores responsabilidades e fomentam a construção do saber. Um ambiente bem estruturado ajuda a criar uma atmosfera propícia para desenvolver as atividades pedagógicas, auxilia na socialização dos alunos, estimula o aprendizado e promove as habilidades e competências propostas no processo de ensino e aprendizagem.
Além de todo o espaço físico de grande infraestrutura, dispondo materiais de qualidade e equipamentos modernos, é preciso investir em outras áreas para garantir uma educação de qualidade. Por isso, o Colégio São Paulo dispõe de educadores, uma equipe pedagógica e de um corpo técnico alinhados com os ideais da instituição e de um alto nível de competência, com larga e comprovada experiência na área da educação.
A instituição preocupa-se com a formação de todos os seus estudantes. Além disso, também investe na estrutura curricular, com propostas de ensino que dialogam com as suas vivências e estilo de vida. Em sua ação educativa, objetivando os pilares da educação, o CSP contribui para que os alunos aprendam a conviver, pois proporciona a construção de laços afetivos, fortalece a empatia e o respeito pelo outro. Nessa perspectiva, as abordagens metodológicas de ensino contemplam estratégias didático-pedagógicas que permitem a construção de conhecimentos promovendo o aprender a conhecer, o que possibilita aprender a fazer, através da experiência e da prática.
O CSP enxerga em cada aluno uma grande potencialidade, e através do afeto, da escuta aberta, do diálogo ativo, permeado de muito respeito e empatia, modifica para sempre a vida e a forma de se relacionar com o seu processo de ensino e aprendizagem. Afinal, “o que nós fazemos, faz o mundo melhor”.