Criado em 2010, o Coral é um organismo artístico e cultural que atua como suporte pedagógico e veículo de enriquecimento cultural, além de ser um embaixador artístico do Colégio São Paulo.
Também, tem como objetivo despertar para a importância e beleza da música como apoio ao desempenho das atividades humanas, explorando suas dimensões lúdicas e culturais, despertando vocações e atitudes que desenvolvam a autoestima, a integração e a valorização do coletivo.
O corpo de cantores é composto por crianças e adolescentes do ensino fundamental e médio. Já se apresentou em importantes festivais de corais e cumpre uma agenda frequente de concertos em teatros, bibliotecas públicas e instituições beneficentes, além de participarem de importantes eventos internos no Colégio São Paulo.
O repertório do coro conta com nomes como Mozart, Beethoven e Villa-Lobos dentre seus compositores. O ingresso de novos integrantes ao coro se faz mediante seleção anual e os critérios de admissão são bem definidos: musicalidade, desenvoltura e características vocais.
Graduado no Brasil, aperfeiçoou-se nos Estados Unidos e na Alemanha. Exerceu atividades na Argentina e na Suécia. Regeu em Stuttgart, Barcelona, Mendoza, Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador.
No seu local de residência, Bahia, esteve à frente da Orquestra Sinfônica da Bahia, Orquestra Sinfônica da Universidade Federal, Banda dos Fuzileiros Navais e Coro da Federação das Indústrias.
Alcides Lisboa é regente dos corais do Grupo Educacional Anchieta, além de consultor dos Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia. Em dezembro de 1999, foi condecorado pelos serviços culturais e artísticos prestados à sociedade baiana e à Marinha do Brasil. Desde 2009, é diretor artístico do festival de corais “Vozes na Chapada”, no Parque Nacional da Chapada Diamantina. Em dezembro de 2010, Alcides Lisboa foi empossado como membro efetivo da Academia de Cultura da Bahia.
Um repertório variado que agrada a todos os públicos e traz ,desde canções da nossa rica música popular a obras clássicas universais, o que representa um aculturamento significativo para os coristas e espectadores, que são contemplados com o melhor da música.
PAPEL
Um coral insere-se no contexto educacional como um suporte pedagógico de vasto alcance interdisciplinar, atuando nos campos da História, Matemática, Física, Fisiologia, Comunicação, Relações Institucionais, Língua Portuguesa, Línguas Estrangeiras (modernas e clássicas), Música e Artes Integradas.
BENEFÍCIOS COMPORTAMENTAIS
Um Coral contribui para o desenvolvimento em dimensões pessoais, interpessoais e coletivas, assim como para a disciplina de grupo, através da sincronia e organização de equipe. Um bom cantor coral desenvolve valores que o tornam capaz de praticar a liberdade pessoal sem ferir o resultado de um grupo.
PRÁXIS
27 de setembro de 2022, o Coral CSP se apresentará no – VX Encontro de Corais da Justiça Federal.