Coral CSP

Uma história de sucesso

Criado em 2010, o Coral é um organismo artístico e cultural que atua como suporte pedagógico e veículo de enriquecimento cultural, além de ser um embaixador artístico do Colégio São Paulo.

Também, tem como objetivo despertar para a importância e beleza da música como apoio ao desempenho das atividades humanas, explorando suas dimensões lúdicas e culturais, despertando vocações e atitudes que desenvolvam a autoestima, a integração e a valorização do coletivo.

O corpo de cantores é composto por crianças e adolescentes do ensino fundamental e médio. Já se apresentou em importantes festivais de corais e cumpre uma agenda frequente de concertos em teatros, bibliotecas públicas e instituições beneficentes, além de participarem de importantes eventos internos no Colégio São Paulo.

O repertório do coro conta com nomes como Mozart, Beethoven e Villa-Lobos dentre seus compositores. O ingresso de novos integrantes ao coro se faz mediante seleção anual e os critérios de admissão são bem definidos: musicalidade, desenvoltura e características vocais.

O Maestro, um mestre

Graduado no Brasil, aperfeiçoou-se nos Estados Unidos e na Alemanha. Exerceu atividades  na Argentina e na Suécia. Regeu em Stuttgart, Barcelona, Mendoza, Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador.
No seu local de residência, Bahia, esteve à frente da Orquestra Sinfônica da Bahia, Orquestra Sinfônica da Universidade Federal, Banda dos Fuzileiros Navais e Coro da Federação das Indústrias.

Alcides Lisboa é regente dos corais do Grupo Educacional Anchieta, além de consultor dos Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia. Em dezembro de 1999, foi condecorado pelos serviços culturais e artísticos prestados à sociedade baiana e à Marinha do Brasil. Desde 2009, é diretor artístico do festival de corais “Vozes na Chapada”, no Parque Nacional da Chapada Diamantina. Em dezembro de 2010, Alcides Lisboa foi empossado como membro efetivo da Academia de Cultura da Bahia.

Um show de vozes, um show de música

Um repertório variado que agrada a todos os públicos e traz ,desde canções da nossa rica música popular a obras clássicas universais, o que representa um aculturamento significativo para os coristas e espectadores, que são contemplados com o melhor da música.

A IMPORTÂNCIA DE UM CORAL NO CONTEXTO PEDAGÓGICO

PAPEL

A atividade coral, como suporte pedagógico e enriquecimento cultural, oferece benefícios e alternativas para o crescimento cultural e humanístico, assim como para o equilíbrio físico-mental.
Um Coral representa um vetor de integração que envolve alunos das mais diversas faixas etárias da escola, tendo a consistência de uma atividade prazerosa e fisicamente saudável.
Acrescente-se a isto, a materialização de um organismo “embaixador artístico”, envolvido em ações de responsabilidade sociocultural e visibilidade institucional, com resultados abrangentes e reflexos positivos em termos de interdisciplinaridade, socialização e educação musical.INTERDISCIPLINARIDADE

Um coral insere-se no contexto educacional como um suporte pedagógico de vasto alcance interdisciplinar, atuando nos campos da História, Matemática, Física, Fisiologia, Comunicação, Relações Institucionais, Língua Portuguesa, Línguas Estrangeiras (modernas e clássicas), Música e Artes Integradas.

BENEFÍCIOS COMPORTAMENTAIS

Um Coral contribui para o desenvolvimento em dimensões pessoais, interpessoais e coletivas, assim como para a disciplina de grupo, através da sincronia e organização de equipe. Um bom cantor coral desenvolve valores que o tornam capaz de praticar a liberdade pessoal sem ferir o resultado de um grupo.

PRÁXIS

A participação no coro é voluntária e a seleção visa conhecer as aptidões individuais, não promover concursos de canto. Os concertos acontecem dentro e fora da escola.
Internamente à escola um coro canta em solenidades, homenagens, encontros, congraçamentos, aniversários e eventos internos. Externamente, canta em concertos, festivais, shows e gravações.
Cada apresentação do coral é assistida presencialmente por centenas de pessoas. Isto quando não for transmitida por televisão ou mídias da internet, aonde a audiência pode crescer até para a ordem de milhares de espectadores.PROGRAMAS
O coral, além de seus compromissos artístico-pedagógicos regulares, implementa programas que estendem seus benefícios à sociedade, são eles:
Programa “Coral Solidário” – Oferece concertos em creches e abrigos. Tal iniciativa ensina solidariedade aos nossos alunos, ao mesmo tempo oferecendo momentos de arte e beleza para crianças e idosos.
Programa “Coral Educador” – Leva concertos para bibliotecas públicas, implementando uma importante ação institucional de educação e responsabilidade sociocultural.
REGULAMENTO DO CORAL

Agenda

 

Galeria