Cambridge International School

Cambridge International School

Em mais um importante passo na internacionalização do ensino, os colégios do Grupo Educacional Anchieta tornaram-se os primeiros do Nordeste a serem credenciados como Cambridge International Schools, autorizados a utilizar o currículo internacional de Cambridge Assessment International Education. Com isso, o Colégio Anchieta e o Colégio São Paulo, localizados em Salvador, passam a fazer parte de uma Comunidade Global de Aprendizagem, com escolas de mais de 160 países e mais de 10.000 aprendizes no mundo todo.

Tal aprovação vai além da oferta dos exames de certificação de inglês de Cambridge, já oferecidos pelo Grupo Anchieta, ou da utilização do material didático disponibilizado, ela concede a autorização para implementar um currículo internacional mundialmente reconhecido, com a disponibilização de 10 disciplinas, que serão trabalhadas de forma gradativa. Assim, estudante, que inicia os estudos no currículo internacional desde a educação infantil, no Turno Complementar poderá dar seguimento a Cambridge Pathway até o 9º ano do Ensino Fundamental, estudando disciplinas como: Global Perspectives, Art and Design, English as a Second Language, Digital Literacy, Music etc.

“Os estudantes não estão sendo formados em um currículo único, exigido, no Brasil, pelo MEC, mas, também, pelo currículo de Cambridge. Com a ampliação do repertório cultural, embasado em um currículo com temáticas e objetivos de aprendizagens globais, os estudantes tornam-se muito mais seguros e preparados para discutir e argumentar sobre questões mundiais e começam a se sentir cidadãos do mundo. “, destaca a professora Joana Avena, responsável pelo Escritório de Internacionalização do GEA.

FAQ

Os Colégios Anchieta e São Paulo foram as primeiras escolas do Nordeste a se tornarem Cambridge International School. O que isso significa?

No ano de 2022, após um processo rigoroso de acreditação, o currículo da língua inglesa do turno complementar bilíngue dos nossos colégios passou a ser um currículo internacional, referendado pela Universidade de Cambridge, na Inglaterra. Sendo assim, nos juntamos a outras escolas presentes em 160 países e mais de 10.000 aprendizes no mundo todo, fazendo parte de uma Comunidade Global de Aprendizagem. Tal aprovação vai além da oferta dos exames de certificação de inglês de Cambridge, já oferecidos anualmente pelo Grupo Educacional Anchieta, que autoriza a implementação de um currículo internacional mundialmente reconhecido, que disponibiliza uma série de disciplinas que serão trabalhadas de forma gradativa, ao longo da jornada educacional do estudante no turno complementar dos colégios, preparando os alunos para interagirem de forma plena com outras culturas.

Por que a parceria com a Cambridge International School?

A Universidade de Cambridge tem uma história de mais 800 anos. A Cambridge Assessment International Education é um departamento da Universidade de Cambridge e o maior fornecedor mundial de programas e qualificações de educação internacional para jovens de 5 a 19 anos, e isso justifica porque o GEA optou por Cambridge como parceira internacional. A proposta é oferecer para os nossos alunos o que há de mais conceituado em conteúdo de educação internacional.

Qual é o benefício de um currículo internacional?

Sem dúvida, o maior benefício está em oferecer aos nossos alunos a oportunidade de eles estudarem disciplinas internacionais, tais como: Global Perspectives, Art and Design, English as a Second Language, Digital Literacy, Music etc, além de prepará-los para discutirem, argumentarem e opinarem sobre questões mundiais com muita segurança e autonomia. Ao compreenderem a amplitude do mundo e os seus papéis como cidadãos globais, respeitando e valorizando a diversidade, os alunos desenvolvem uma compreensão acerca de como o mundo se comporta em termos sociais, culturais, econômicos e ambientais. Dessa forma, um currículo internacional oferece uma maior abrangência no repertório cultural trabalhado e favorece o desenvolvimento de habilidades específicas para uma verdadeira formação global.

O que difere uma escola bilíngue da internacionalização do currículo?

As escolas bilíngues se caracterizam por promoverem currículo único ministrado em duas línguas de instrução, visando ao desenvolvimento de competências e habilidades de um segundo idioma. Na internacionalização do currículo, a escola faz uma parceria com um provedor de educação internacional e oferece aos alunos a vivência de conteúdos internacionais, que não apenas buscam a autonomia, o conhecimento, a formação do cidadão global, como também preparam os alunos para Certificações Internacionais. Neste caso, o inglês é apenas a ferramenta de aprendizagem para novos conteúdos propostos e um currículo internacionalizado.

Como funciona essa parceria de internacionalização do currículo na prática?

Um convênio firmado entre os Colégios do GEA e a Cambridge Assessment International Education, após o processo de credenciamento, concedeu a estes a autorização para implementação do currículo internacional, com 10 disciplinas de conteúdo internacionalizado. Os professores passam por formações continuadas pela Cambridge e recebem recursos elaborados pela instituição internacional.

Sendo assim, o aluno inicia os estudos no currículo internacional, desde o Grupo 4 (G4) da Educação Infantil, no turno complementar, utilizando o inglês como língua de instrução e poderá dar seguimento à Cambridge Pathway até o 9º ano do Ensino Fundamental, no turno complementar, estudando disciplinas como: Global Perspectives, Art and Design, English as a Second Language, Digital Literacy, Music etc.

Ao final de cada etapa (Fundamental I e Fundamental II), o aluno prestará o exame Checkpoint, no qual será avaliado pela Cambridge e serão concedidos ao estudante o diagnóstico e a certificação de conclusão de um estágio da Cambridge Pathway.