Aula de Literatura na 1ª Série com a Professora Márcia Mendonça, enfatiza a importância de celebrar os 100 anos da Semana de Arte Moderna e o incentivo a novas formas de produção artística no Brasil.
“Em todos os cantos essa apresentação de possibilidades é reverberada. Na poesia, na arquitetura. A música se desdobrou. O grande legado é a liberação, a possibilidade de liberdade de experimentação”
A necessidade de romper com os parâmetros que vigoravam na época e recorrer a uma nova estética levou escritores, músicos e pintores a propor uma manifestação artístico-cultural que ocorreu no Teatro Municipal de São Paulo, em fevereiro de 1922.
O evento reuniu diversas apresentações de dança, música, recital de poesias, exposição de obras – pintura e escultura – e palestras.
A Semana de arte de 1922 tornou-se símbolo da modernidade no início do século XX, com uma influência que extravasou diferentes campos e movimentos culturais no país.
Celebrar 100 anos da Semana de Arte, no entanto, reforça a necessidade de uma revisão crítica das ideias propostas pelos participantes, na época, à luz de questões de nosso tempo.