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Transformação digital: saiba como a utilização da tecnologia irá influenciar na educação dos próximos anos

Por Colégio São Paulo - 04/11/2021 14h15
Fundamental IFundamental IIMédioTurno Complementar

Transformação digital: saiba como a utilização da tecnologia irá influenciar na educação dos próximos anos

A sociedade evolui e desenvolve-se de acordo com a organização econômica, cultural, social, política e tecnológica do seu tempo. Cada época é marcada por novos paradigmas e descobertas sobre a maneira como se vive. Hoje, se configura muito diferente do passado e não será igual para as futuras gerações. O século XXI é marcado pela era tecnológica e digital, transformando as formas de comunicação, consumo, estudo, mobilidade e entretenimento.

A educação escolar – instrumento fundamental para potencializar as habilidades e competências das crianças e adolescentes, garantindo uma formação do conhecimento, comportamento e princípios – pode (e deve) se beneficiar das novas tecnologias em seu ensino. Existe um debate profundo na área educacional, sobre as novas formas de pensar o processo de ensino, em uma perspectiva em que o estudante seja protagonista do seu aprendizado e perceba a importância do saber.

Para aproximar os educandos da vida escolar e motivá-los a buscar conhecimento dentro e fora da sala de aula, é necessário oferecer uma educação que dialogue com a realidade do indivíduo, para que haja um maior interesse nos assuntos e uma melhor assimilação do conteúdo. Dessa maneira, a utilização da tecnologia na educação torna-se inevitável e terá cada vez mais influência nos futuros ciclos escolares.

O uso da tecnologia para potencializar o processo de ensino-aprendizagem

A aplicação da tecnologia no campo educacional é utilizada para fins didáticos, convertendo-se em uma ferramenta que pode auxiliar e aprimorar as metodologias de ensino e as práticas pedagógicas. Por trás de cada atividade em que se propõe a utilização da tecnologia, existe uma equipe pedagógica e de professores planejando, debatendo e analisando as melhores formas e momentos de colocá-las em prática, sem nunca perder o caráter pedagógico.

Com direcionamento profissional adequado, através dos recursos e dispositivos tecnológicos, é possível fomentar o processo de ensino-aprendizagem, tornando-o mais enriquecedor e dinâmico. As modalidades de ensino, pautadas na tecnologia são amplas e diversificadas, mas costumam ter a mesma intenção, promover novas experiências, auxiliar nas interpretações de mundo e de ensino, proporcionar o pensamento crítico e oferecer reflexões para os alunos como possibilidade de comunicação e recurso para os processos criativos, de investigação científica e interação sociocultural.

Como consequência, os educadores têm outros tipos de suportes para planejar e preparar as aulas, deixando-as mais atrativas. Por meio delas, conseguem ter mais facilidade na interação com os jovens. Para os educandos, a apropriação e entendimento de conceitos e conhecimentos é maior e a retenção do que está sendo aprendido tem mais eficácia, além de:

  • Garantir uma educação de qualidade;
  • Estimular a inovação;
  • Ampliar o acesso à informação;
  • Incluir diferentes tipos de estudantes;
  • Proporcionar atividades cognitivas;
  • Desenvolver a criatividade;
  • Despertar maior interesse nas crianças e adolescentes;
  • Estimular novas formas de pensamento;
  • Melhorar o desempenho e a produtividade escolar;
  • Promover o estudo extraclasse;
  • Possibilitar a interdisciplinaridade;
  • Gerar trocas de experiências e saberes.

Outro grande benefício é o uso de dados para melhorar o processo avaliativo. Afinal, o professor recebe, com rapidez, informações e estatísticas sobre o desempenho de cada aluno e da turma nas avaliações, por dispositivos tecnológicos. Assim, traça um diagnóstico e cria novas estratégias para a aprendizagem ser mais eficaz, já que analisou quais são as dificuldades, os pontos a serem melhorados e os resultados positivos conquistados de forma individual e coletiva.

Tecnologias a favor da humanização

O fazer educacional e todo o seu processo de ensino-aprendizagem, aliados às tecnologias, diferente do que se propaga, são muito mais do que equipar tecnologicamente as salas de aula ou disponibilizar aos docentes e discentes aparatos e recursos tecnológicos. Para haver mudanças efetivas, repensa-se todo o processo educacional, apresentando inovadores modelos de educação com toda a equipe pedagógica, alinhada com as transformações, introduzindo-se na formação do estudante o desenvolvimento do senso crítico e criativo aliados ao respeito a diversidade, a vida e ao ambiente.

Os professores são fundamentais para a transmissão dos saberes, sendo os mediadores do processo de aquisição do conhecimento, colocam os educandos frente às novas possibilidades, aprendizados e desafios. Dessa forma, a humanização continua presente em todo o projeto de ensino focado na autonomia, no espaço aberto para diálogo e trocas de conhecimentos. O resultado é a construção de indivíduos mais humanos, com valores éticos e mais preparados para os desafios da vida sociocultural.

Novidade x Inovação

As novas tendências tecnológicas estão em constante crescimento e farão parte integral da educação nos próximos anos. Para garantir um ensino de qualidade e que traga bons resultados para o desenvolvimento das crianças e adolescentes, deve-se prestar atenção se a forma como se inserem as tecnologias na educação garantem realmente uma inovação, não se tratando, apenas, de “novidades” educacionais.

A novidade não tem, necessariamente, um perfil pedagógico, é apenas uma nova forma de apresentar as possibilidades tecnológicas no processo de ensino, sem a intenção de aprimorar ou desenvolver as capacidades e potencialidades dos estudantes. Por exemplo, o uso de tablets em sala de aula, sem o devido acompanhamento, instrução ou proposta de atividade, de forma sistematizada, pode levar a mais distrações, ao invés de uma melhor aprendizagem.

A inovação traz o significado do saber pedagógico atrelado ao desenvolvimento de competências, habilidades e atitudes. Carrega em si o poder da transformação e faz com que o uso das tecnologias tenham um propósito educacional, atestando um avanço significativo na aprendizagem. Os educandos devem utilizar as tecnologias como um meio de aprimorar os resultados de aprendizado e de ampliação dos conhecimentos e de suas próprias possibilidades como sujeito que vive em sociedade e em interação com a cultura local, nacional e mundial. Por exemplo, a utilização dos celulares durante as aulas, com uma proposta bem estruturada de aprendizagem, com o professor orientando em todo o processo, vai além do uso cotidiano desse objeto tecnológico.