Toda criança nasce herdeira de um legado de realizações humanas. Nessa perspectiva, o trabalho do Colégio está organizado de modo a compartilhar com os alunos o conhecimento, as crenças e valores produzidos pela humanidade ao longo da história e assim, construir as habilidades e competências necessárias para uma interação significativa com o mundo.
Aqui, as fases de desenvolvimento e as formas de aprender de cada um são sempre respeitadas, valorizando sua inserção na cultura e a importância das interações. Isso sem perder o valor do brincar como forma primordial da criança ser e estar no mundo.
A organização dos tempos, dos espaços e dos materiais é pensada com base no modo como os alunos se expressam e suas características, dando a todos eles a oportunidade de falarem, ouvirem e serem ouvidos, de terem contato com os conhecimentos científicos e se expressarem por meio das diferentes linguagens, verbal, escrita, musical, corporal, entre outras.
O CSP utiliza diversos recursos didáticos pedagógicos como incentivadores do processo de ensino e aprendizagem. Jogos, brincadeiras, contação de histórias, filmes, são alguns recursos usados que têm um papel essencial na educação, auxiliando para a compreensão do meio e a percepção da realidade, ao mesmo tempo que despertam o prazer em aprender.
Os alunos ingressam no 6º ano do Ensino Fundamental vivenciando uma série de mudanças relacionadas a sua constituição enquanto sujeito que engloba os aspectos físicos, afetivos e sociais. O Colégio São Paulo, atento a essas mudanças, acolhe, incentiva e organiza ações a fim de orientá-los a vivenciar este processo de transição.
Nesse segmento, os estudantes retomam, ressignificam e consolidam as aprendizagens adquiridas anteriormente, apropriando-se de novos conhecimentos, habilidades e competências que demandam os vários componentes curriculares. Os novos desafios visam promover a progressão nas aprendizagens e a ampliação de repertórios no contexto das diferentes áreas de ensino.
Os educadores do CSP desenvolvem práticas escolares diversificadas tais como o incentivo à leitura, uso de ferramentas tecnológicas, valorização das artes e dos esportes; que incentivam o desenvolvimento da autonomia, da criticidade e a organização dos estudantes para que possam lidar com os diferentes tipos de conhecimentos, vivências e fontes de informação, favorecendo o protagonismo, a sociabilidade, a empatia e o respeito ao próximo.
O currículo segue as orientações previstas na BNCC e estrutura-se em cinco áreas do conhecimento, que favorecem o trabalho dos componentes curriculares de forma integrada, sem deixar de preservar as especificidades de cada componente. Essas cinco áreas do conhecimento são: Linguagens (Língua Portuguesa, Arte, Educação Física e Língua Inglesa), Matemática, Ciências da natureza e Ciências humanas (História e Geografia).
Essas áreas organizam-se em um ou mais componentes curriculares e promovem o desenvolvimento de competências específicas e habilidades que se relacionam a diferentes objetos do conhecimento e são desenvolvidas ao longo de todo ciclo, favorecendo articulação dos anseios dos jovens no presente e em relação ao seu futuro e a continuidade dos estudos no Ensino Médio.
Quando chegam ao Ensino Médio, os alunos do Colégio São Paulo têm a oportunidade de consolidar e aprofundar os conhecimentos adquiridos durante o Ensino Fundamental, além de ampliá-los. Ao longo desse processo, os alunos são submetidos a diferentes experiências de avaliações. E para alcançar os objetivos propostos, é necessário o conhecimento teórico articulado aos diversos campos do saber. Por isso, as atividades pedagógicas do CSP enfatizam, de forma integrada, o conhecimento prático, amplo, contextualizado e interdisciplinar, que corresponde também às necessidades do aluno e da vida contemporânea.
Educar é também orientar a fazer escolhas. Um aspecto importante nessa etapa da vida dos alunos é a tomada de decisão em relação à profissão a seguir, o que torna a mediação desse processo de encaminhamento profissional importantíssima. São escolhas que exigem dos alunos autoconhecimento, informações sobre a amplitude das ocupações profissionais existentes, situação do mercado de trabalho atual e futuro e empreendedorismo.
No Colégio São Paulo, as ações pedagógicas oferecem aos alunos o suporte necessário para enfrentar esses desafios, deixando-os embasados para tomada de decisão. Com uma equipe de professores experientes e preparados, trabalhamos com uma carga horária diferenciada, material didático atualizado e uma abordagem contemporânea com relação aos recursos tecnológicos, além do estabelecimento do vínculo afetivo com os alunos. O Colégio São Paulo oferece aos seus estudantes toda condição para a realização de suas conquistas.
O Colégio São Paulo, em sua conhecida tradição, recepciona os alunos na 3ª série do Ensino Médio com foco nos principais vestibulares do país. Todo o corpo docente e pedagógico, atualizado e fortalecido, está à disposição para garantir o apoio e os melhores resultados aos nossos estudantes. O último ano escolar é marcado por grandes dilemas, contradições e ansiedade – aspectos seriamente respeitados por toda a equipe – mas, também, é hora de arregaçar as mangas e revisar os conteúdos, consolidar os aprendizados e aprofundar os conhecimentos adquiridos durante toda a trajetória escolar.
O protagonismo na construção do saber é encorajado em todas as esferas, possibilitando ao aluno a autonomia necessária para a reflexão sobre as suas escolhas, a partir de um olhar crítico e humanizado. Para atingir esse objetivo, o hábito de estudo se faz necessário, dentro da metodologia proposta pelo Colégio. Tecnologia e inovação, associados a uma estrutura física e pessoal de alta qualidade, garantirão o sucesso dos pré-vestibulandos.
A 3ª série, sem desviar dos seus claros objetivos, vivencia a experiência única de ser são-paulino. Destaca o acolhimento e o respeito ao próximo, diferenciais do Colégio São Paulo no contexto soteropolitano. Abre as asas para o futuro, sem esquecer do hino que ecoa em seu coração: “São Paulo amigo/ Querido lar/ Por onde for/ Hei de te amar”.