Curso de Alemão

Convênio entre o Colégio São Paulo e o Goethe Institut

No dia 05 de novembro, de 2008, foi realizada a solenidade de assinatura do Convênio entre o Colégio São Paulo e o Goethe-Institut, Centro Cultural Brasil-Alemanha, para o desenvolvimento do projeto “Escolas: uma parceria para o futuro”, concebido pelo Ministro das Relações Exteriores da Alemanha, Dr. Frank-Walter Steinmeier, e que tem como objetivo criar uma rede mundial de pelo menos 1000 escolas parceiras, sendo o Colégio São Paulo, uma das vinte e três escolhidas do Brasil.

O projeto tem como finalidade a promoção do conhecimento da língua alemã no exterior, o fomento da colaboração cultural internacional e a transmissão de uma visão abrangente da Alemanha através de informações sobre a vida política, social e cultural alemã. Para isto, será oferecido curso do Idioma Alemão, a partir de 2009, para turmas de alunos da 7ª e 8ª séries do ensino fundamental, e da 1ª série do ensino médio, do Colégio São Paulo.

Os alunos matriculados no curso de Idioma Alemão, além de outras vantagens, terão à sua disposição, o material didático a ser utilizado no mesmo e poderão receber bolsas de estudo para cursos na Alemanha. Oportunamente, daremos outras informações.

Estiveram presentes à solenidade de assinatura, que ocorreu no Teatro São Paulo, às 10h, além de alunos e professores do Colégio, o Cônsul honorário da Alemanha no Brasil, senhor Hans Jurgen Dittebrandt, e o coordenador do projeto “Escolas: uma parceria para o futuro”, senhor Martin Wille. Representando o Colégio São Paulo e sua Entidade mantenedora, os professores João Batista de Souza e Antonio Jorge de Almeida Santos, respectivamente.

Para viabilizar o referido projeto, o Ministério das Relações Exteriores da Alemanha (“Auswärtiges Amt”) trabalha em conjunto com o Departamento Central para o Ensino de Alemão no Exterior (ZfA), o Goethe-Institut, o Serviço Alemão de Intercâmbio Pedagógico e o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD).

Visita

No dia 20 de março, ocorreu a visita de uma comissão com representantes do Instituto Goethe de Salvador e São Paulo, um representante do Consulado Alemão, em Recife, e o Primeiro Secretário da Embaixada Alemã de Brasília acompanhados do coordenador de Ensino de Língua Alemã no Rio Grande do Sul e Santa Catarina. A comissão teve como intenção conhecer a estrutura do Colégio São Paulo e da sala de aula de Alemão, assim como a tecnologia aliada ao ensino da Língua Alemã.

Informações complementares

Confira o site da Goethe Institut

Confira o link da Schulen: Partner der Zunkunft que contém todas as escolas parceiras, incluindo o Colégio São Paulo

Confira o link do Blog do Pasch no Brasil

Studienbrücke

Voltado para alunos e alunas com ou sem conhecimentos prévios de alemão e com muito interesse em fazer um curso universitário nas áreas exatas e técnicas (Engenharia, Matemática, Informática, Química, Biologia, Física, etc.) ou Ciências Econômicas na Alemanha.

Apresentação do Studienbrücke

Studienkolleg

Voltado para aspirantes a um curso superior na Alemanha, os quais já tenham completado o Ensino Médio e tenham os níveis B1 ou B2 de alemão.

Apresentação do Studienkolleg

JUKU MINT 2021
Evento Informativo: JuniorUni
Concurso de Pintura: Esporte do Futuro