CSP Amigo

Notícias

Agende
uma visita!

Agende agora uma visita ao colégio São Paulo!

Agendar visita

Por Colégio São Paulo - 12/05/2022 10h20
Fundamental ITurno Complementar

Mitos e verdades sobre o ensino do inglês na primeira infância

É consenso entre os cientistas que, durante a infância, o cérebro humano tem maior capacidade para aprender um novo idioma. Conforme aponta o The Journal Of Neuroscience, as habilidades cognitivas das crianças são fortemente influenciadas por estímulos externos e a inserção da língua inglesa entre zero e sete anos de idade é determinante para a fluência idiomática.

Nesse contexto, uma escola com programa bilíngue e um currículo internacional surge como a melhor opção para promover o contato com o inglês de forma precoce e garantir a construção da cidadania global desde a infância. Além de utilizar uma metodologia exclusiva, esse modelo de instituição possui todos os recursos necessários para que a criança aprenda a nova língua de maneira lúdica, estimulando a criatividade, o desenvolvimento intelectual e ampliando o seu repertório cultural.

Descubra a seguir, alguns mitos e verdade sobre o ensino de inglês para crianças:

1- Aprender dois idiomas atrapalha a língua materna

Mito! A introdução de um segundo idioma ainda na infância não afeta o desenvolvimento da língua materna. Portanto, os pais não precisam ficar preocupados, já que a proficiência da criança em português não será prejudicada. Na verdade, o pequeno assimilará os dois idiomas de forma natural e espontânea, sem qualquer disfunção na linguagem.

2- Aprender um novo idioma pode confundir a criança

Mito! Pesquisas relacionadas à cognição revelam que, no caso das crianças, o aprendizado simultâneo de dois idiomas não causa confusão e pode ser extremamente benéfico para o desenvolvimento de conexões neurais ligadas à linguagem.

É comum, no entanto, que durante a aquisição da segunda língua, algumas crianças misturem os dois idiomas em uma mesma frase. Este é um acontecimento normal na construção do aprendizado e não significa que o pequeno esteja confuso. Com o passar do tempo, a criança aprenderá a separar as duas línguas corretamente.

3- Quanto mais cedo a criança aprende um segundo idioma, melhor a pronúncia

Verdade! Durante a fala, nós elaboramos diversos sons ou fonemas, que são emitidos através do aparelho fonador, constituído pela boca e a laringe. Acontece que os fonemas de cada idioma são únicos e quanto mais envelhecemos, mais difícil se torna pronunciar determinados sons de uma língua não nativa.

Por exemplo, ao estudar inglês, é comum sentir dificuldades de pronunciar o “th”, já que este fonema não existe no português. Entretanto, as crianças possuem um aparelho fonador totalmente apto a articular diversos sons de qualquer idioma. Desse modo, quanto mais cedo elas aprendem a língua inglesa, melhor será sua pronúncia.

4- Um currículo internacional bilíngue amplia a visão de mundo da criança

Verdade!  Ao promover o contato com o inglês e com um conteúdo internacionalizado e suas diferentes culturas, o programa proporciona à criança uma formação pluricultural, que lhe ajuda a desenvolver uma perspectiva mais ampla sobre a vida.

Além disso, esse aprendizado multicultural habilita o aluno a conviver em um mundo globalizado e interagir com a diversidade, respeitando os costumes e tradições de pessoas de outras nacionalidades.

Buscando uma escola com um currículo internacional bilíngue para o seu filho

Após desvendar os mitos e verdades sobre o ensino de inglês para crianças, é hora de compreender a importância de um currículo internacional bilíngue para a formação dos pequenos. Através de um conteúdo internacionalizado, que tem a língua inglesa como idioma de instrução, é possível preparar a criança para se tornar um cidadão global, capaz de transitar entre diferentes culturas, reforçando a habilidade da empatia e da autonomia, sem deixar de lado o conteúdo, os saberes e a cultura brasileira.

No Colégio São Paulo — que possui um currículo internacional bilíngue credenciado pela Cambridge International em seu turno complementar — a criança pode desfrutar de ambientes lúdicos, onde o aprendizado acontece de forma fluida e agradável. Músicas, jogos, teatro e tecnologias educativas dão autenticidade, variedade e dinamismo ao processo de ensino.

Disponibilizamos para os nossos alunos o currículo internacional de Cambridge Assessment International Education , um dos braços da Universidade de Cambridge e maior grupo de educação internacional do mundo, através da Jornada Cambridge (Cambridge Pathway), que ajuda o aluno a descobrir novas habilidades e um mundo mais abrangente, dando a ele as ferramentas que precisará para uma vida de conquistas, a partir das disciplinas internacionais, ministradas em inglês, tais como: Global Perspectives, Art and Design, English as a Second Language, Music etc.

O corpo docente é formado por professores renomados, que passam por capacitações realizadas por Cambridge International, e que têm como princípios a ética, o respeito e a gentileza — virtudes norteadoras da formação das crianças, que se tornarão agentes de mudanças para o mundo.

Se você deseja agendar uma visita ao Colégio São Paulo, entre em contato através do WhatsApp

(71)98667-5353 ou ligue (71) 2107-4646.